Rio2C e Addmind: Decodificando a Criatividade com uma Revolução Silenciosa nos Bastidores: Como Reduzir 99% do Trabalho Mecânico Para Ser Mais Criativo?

O Rio2C, palco vibrante da criatividade latino-americana, vai muito além do que se pode ver nos holofotes. Por trás dessa energia contagiante que une mentes inovadoras de todo o mundo, existe uma força motriz, gigante e silenciosa: nosso time e a tecnologia. E quem orquestra nossa sinfonia digital é a Addmind, um laboratório de tecnologia, arte e comunicação que, como CTO do evento, impulsiona uma verdadeira revolução silenciosa nos nossos bastidores.

Uma Imersão Criativa:

A parceria começou com um mergulho profundo no universo do Rio2C. Breno Monteiro, CEO da Addmind e CTO do Rio2C, relembra: “A frase que ecoou na primeira reunião, dita pela Tati Ribeiro, nossa Head de Planejamento e Marketing, foi: “Nós somos o maior encontro de criatividade da América Latina, mas ainda temos processos a serem melhorados e que podem acelerar as inúmeras entregas do evento”. A Addmind, com experiência em soluções criativas de tecnologia, sabia que esse seria o ponto de virada para ampliar ainda mais o potencial criativo do Rio2C.

O Desafio e a Solução: IA Servindo a Criatividade:

A Addmind não se contentou em apenas “dar um jeitinho”, mergulhou no problema e se concentrou em buscar soluções que reduzissem a carga operacional manual, de uma forma escalável, elegante e que fizesse jus à magnitude do Rio2C. E foi aí que a inteligência artificial entrou em cena, não para fazer o trabalho criativo, mas para dar mais tempo de qualidade para os criativos, porque no final do dia, não há insight sem conhecimento, nem criatividade sem tempo de pesquisa.

Imagine o cenário: mais de 3.300 participantes entre palestrantes, players e membros de comissão de diversos mercados, todos com a necessidade de ter sua imagem divulgada nas redes sociais de forma personalizada e atraente. Antes, essa tarefa demandava um esforço enorme da equipe de design, que precisava ajustar cada imagem manualmente, adaptar diferentes formatos, corrigir cores, reenquadrar, centralizar, inserir informações… um trabalho repetitivo, exaustivo e frustrante.

A solução da Addmind foi utilizar um modelo de dados com visão computacional capaz de reconhecer os rostos e cada detalhe da imagem, para automatizar todo esse processo de criação dessas imagens. A IA, que conecta o banco de dados com as informações dos participantes, os templates criados pela equipe de designers do Rio2C e as diretrizes de layout definidas no algoritmo, analisa cada foto, identifica o rosto, faz os ajustes necessários e gera artes personalizadas para diferentes plataformas e formatos de mídia, como stories e feed, de forma rápida e impecável.

1.Como a automação e a inteligência artificial estão transformando o mercado de trabalho atualmente?

Breno explica: “O Machine Learning e a IA aplicados a automação estão mudando a forma como resolvemos problemas que antes pareciam complexos demais para as máquinas resolverem. Tarefas repetitivas e que demandam muito tempo estão sendo delegadas para algoritmos “inteligentes”, liberando os profissionais para se dedicarem a atividades realmente criativas e estratégicas, que exigem habilidades humanas, como pensamento crítico, resolução de problemas complexos que fundem múltiplos domínios de conhecimento e, sobretudo, que demandam empatia e inteligência emocional.” É preciso observar que, na verdade, a “inteligência” artificial, não se trata de cognição, mas de uma capacidade computacional tão grande, que permite a máquina se alimentar de tantos dados a ponto de criar padrões que podem ser entendidos mesmo de forma não explícita, o que parece com a inteligência humana, mas não é, é apenas um modelo estatístico probabilístico, que acerta bem.

2. Poderia citar exemplos de automação que ajudam os clientes da Addmind nas tarefas do dia a dia?

Claro! Já automatizamos processos como: envio de e-mails realmente personalizados e em massa, não estou falando de mudar o nome, colocar o número ou status de um pedido, mas de produzir conteúdo complexo e personalizado para cada destinatário. Já criamos relatórios gerenciais, classificamos e organizamos documentos de imagem por meio de visão computacional, criamos robôs para extração cirúrgica de dados em sites, treinamos modelos para se comunicarem em um tom e linguagem específicos de uma marca, já até fizemos um photoshoot sem modelo ou cenário e criamos treinamentos preditivos baseados em comportamentos registrados em auditorias.

Na Addmind a gente fala que tudo é sobre tempo. Você nasce e seu único patrimônio é tempo. Investe tempo em educação, transforma educação em trabalho e trabalho em dinheiro. Pra quê? Pra comprar tempo de novo! Tempo para viajar, para ficar com quem você ama, para refletir, discutir, descobrir. Há uma tendência natural, no meio do caminho, de se perder desse valor determinístico, mas aqui a gente entende que o tempo é nosso maior patrimônio. Por isso, o objetivo central é liberar nossos clientes e parceiros de tarefas de baixa contribuição e enriquecimento intelectual, para que eles possam focar no que realmente importa: o crescimento das pessoas que interagem com seus negócios e, como efeito colateral, seus negócios.

3. Como transformar 30 dias de trabalho em 30 minutos com computação?

No caso do Rio2C, a criação de todas essas artes para as redes sociais tinha uma estimativa de cerca de 30 dias de trabalho. Com o auxílio da IA e, claro, do time de humanos maravilhosos envolvido nos bastidores dessa entrega – Rodnelson (Rodrigo Carvalho), Gianzin (Gianluca Fiorini) e Binho (Robson Castelli) -, esse processo foi reduzido para 30 minutos, com um esforço computacional relativamente baixo. Se fosse necessário, poderíamos aplicar mais carga computacional e reduzir ainda mais esse tempo. A automação elimina as tarefas repetitivas e gera capacidade de escala. O que antes era feito manualmente, um a um, agora é processado em massa, sem precisar nem de um clique, porque a ferramenta detecta a inserção de novos dados e alteração dos dados existentes, executando sob demanda a dinâmica que o negócio impõe. Dessa forma Reduzimos em 99% o tempo de produção das artes!

4. Quais os benefícios para o mercado de trabalho?

Esse tema é complexo, divide opiniões e qualquer pessoa que tenha uma posição binária ou tome um único lado como verdade, desconfie. O assunto não é novo, mas a exposição a IA na escala que estamos vivendo, é recente. Os impactos ainda não podem ser mensurados. É importante se ater ao fato de que a tecnologia é inanimada, ferramental e inerte, por isso não pode ser atribuída de valores, como a salvadora ou a vilã. É preciso abertura ao tema, mas cautela. Fundamental é não se esquecer do preceito filosófico básico da tecnologia, que é servir ao desenvolvimento da melhoria na qualidade da vida humana, tudo que se perder disso, precisa ser revisto.

A automação e a IA permitem que as empresas otimizem processos, reduzam custos e liberem seus talentos de tarefas repetitivas, abrindo mais espaço para a criatividade, inovação e o desenvolvimento de novas habilidades. Imagine um mundo onde as pessoas podem se dedicar ao que realmente amam e fazem de melhor, impulsionadas pela tecnologia, não limitadas por ela. É para esse futuro que podemos caminhar. O que vai definir isso é o que faremos com o tempo que sobra, se o objetivo é só reduzir custos ou se é impulsionar pessoas. Como disse Cortella “Só um imbecil gostaria de fazer o que não curte. A tecnologia não pode ser nossa senhora, tem que ser nossa serva…”.

5. E o futuro da criatividade?

A parceria Rio2C + Addmind, torna o nosso horizonte da criatividade ainda mais promissor. IoT, apps, realidade virtual: a Addmind está explorando as infinitas possibilidades da tecnologia para criar experiências cada vez mais imersivas e inesquecíveis. “A tecnologia a serviço da criatividade, ajuda a construir um futuro mais conectado e humano”, resume Breno. “Na Addmind, a gente acredita na força da cultura como motor de inovação. Como dizia o mestre Suassuna, ‘A gente precisa se conhecer primeiro, para depois conhecer os outros’. Só conhecendo a fundo nossa cultura, nossa gente, nossas raízes, clientes e os clientes deles, é que podemos criar soluções relevantes.

Um Convite à Inovação:

A parceria entre Rio2C e Addmind é um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser uma força motriz para a criatividade. Se você se interessou e também busca soluções inovadoras, que libertem o potencial criativo do seu negócio, a Addmind te convida para um café durante o nosso encontro.

https://www.addmind.me/