Voltar a programação
Desde o início do século XXI, as indústrias criativas vêm se consolidando como das mais promissoras fontes geradoras de riqueza e de desenvolvimento humano, ocupando papel central na agenda intelectual, econômica, social e política no mundo inteiro, resultado de sua extraordinária capacidade de gerar riqueza, envolver diversos setores e por ser uma economia articulada com outras economias. No Brasil, as indústrias criativas contribuem com 3,11% do PIB, à frente da indústria automotiva (2,50%), empregam cerca de 7,5 milhões de pessoas (7% do total) e possuem 130 mil empresas no país (3,25% do total). Neste painel, falaremos sobre a importância destas indústrias como catalisadoras de desenvolvimento econômico, inovação e inclusão social; sobre as estratégias para fortalecer esses setores; sobre o papel das políticas públicas na criação de um ambiente fértil para o crescimento, e sobre e como a colaboração entre diferentes setores pode potencializar resultados econômicos e culturais.
Palestrantes
Marília Marton | Palestrante
Formada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Julho. Atuou como Secretária de Governo da Prefeitura de São Caetano do Sul, foi Chefe de Gabinete nas Secretarias da Educação e da Cultura do Estado de São Paulo e trabalhou na Prefeitura da Cidade de São Paulo. Atualmente, ocupa o cargo de Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e é uma entusiasta de programas de inovação, gestão pública e promoção cultural.
Leonardo Edde | Palestrante
Sócio-fundador da Urca Filmes, com mais de 25 anos de experiência como produtor e diretor, Leonardo criou, produziu e realizou dezenas de séries de TV, filmes e conteúdos digitais. incluindo filmes como "Nosso Sonho - A história de Claudinho e Buchecha", "Tropa de Elite 2", "Loucas para Casar", "O Filme da Minha Vida". Outros lançamentos de sucesso a caminho: "Tom Jobim - O TOM", "Alucinação - Belchior e suas histórias", e "Authentic Games". Sócio da TAV. É presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual - SICAV, vice-presidente da Firjan, júri do Emmy Internacional e representante do Brasil na FIPCA.
Danielle Barros | Palestrante
Funcionária de carreira da educação do Rio de Janeiro, Danielle Barros é professora, contadora de histórias, ativista e gestora cultural. Sua trajetória pública começou na educação, nas salas de aula da rede municipal. Como Secretária de Cultura do Estado do Rio, promoveu uma revolução na cultura. Regulamentou o Fundo Estadual de Cultura após 22 anos, a lei mais antiga do Cumpra-se da Alerj, e modificou a política de projetos culturais financiados com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, garantindo ações culturais nos 92 municípios. Mestra em Educação no Campo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuou em todo estado do Rio como Delegada Federal de Desenvolvimento Agrário.
Marcelo Calero | Palestrante
Marcelo Calero é advogado, diplomata de carreira, mestre e doutorando em Ciência Política pelo Iesp/Uerj. Nas eleições de 2018, foi eleito deputado federal pelo Estado do Rio, com mais de 50 mil votos. Cedido para a Prefeitura do Rio (2013), Calero foi coordenador adjunto de Relações Internacionais, presidente do Comitê Rio450 e Secretário de Cultura. Em 2016, foi Ministro de Estado da Cultura (maio-novembro), quando renunciou ao cargo após denunciar pressão para rever um parecer técnico desfavorável a interesses pessoais do Secretário Geddel Vieira Lima. Ocupou a função de Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública do Rio de 2021 a abril de 2022, quando reassumiu seu mandato.