Voltar a programação
As cidades são centros latentes de confluência de pessoas que se organizam em torno de processos econômicos, sociais e culturais, e geram enormes desafios em termos de infraestrutura e serviços capazes de atender às necessidades de seus habitantes. Construir uma proposta de cidade humana, inteligente, criativa e sustentável subentende revisar as genealogias do território, estabelecer diretrizes, passando por diagnósticos, em uma perspectiva de que o conjunto de ideias cumpram com o objetivo final: ser útil à sociedade. Neste painel, abordaremos de que forma Maricá, referência como hub de criatividade e sustentabilidade, está alinhada com a agenda 2030/ODS da ONU, trabalhando em rede e em sinergia com os diversos atores e setores da sociedade, para beneficiar sua população e contribuir de forma perene para o desenvolvimento de uma cidade criativa, humana, inteligente e sustentável.
Palestrantes
Ad Junior | Moderador
Diretor da Brad Studios, um hub de tecnologia voltado a criação de conteúdo para plataformas de Streaming e TV Conectada.Empresário, consultor, comunicador e apresentador, Ad atualmente é uma importante referência na luta pela inclusão no segmento da comunicação. Considerados Game Changers da indústria do entretenimento em 2022 pela Meio Mensagem. Hoje é um dos 10 executivos indicados pela Forbes Brasil para seguir nas redes sociais e que gerou um trabalho impactante através de projetos na TV a cabo e consultorias para propagandas e reposicionamento de marca. Em 2021 foi reconhecido como uma das 100 pessoas de ascendência africana mais influentes do mundo pelo MIPAD, órgão reconhecido pela ONU.
Helena Theodoro | Palestrante
Helena Theodoro é escritora,Filósofa, recebeu Medalha Tiradentes (2024) e Medalha Chiquinha Gonzaga (2024), professora visitante do IFCS/ UFRJ e Presidente do conselho deliberativo do Fundo Elas. Autora da trilogia: As Matriarcas, com as peças: Mãe de Santo, Mãe Baiana e Mãe Preta. É autora do livro Mito e Espiritualidade: Mulheres Negras (1996), Os Ibejis E O Carnaval (2009), Iansã: rainha dos ventos e das tempestades (2010) e Martinho da Vila: reflexos no espelho (2018).
Conceição Evaristo | Palestrante
Conceição Evaristo , escritora. Ficcionista e ensaísta. Graduada em Letras com ênfase em Literatura pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Doutora em Literatura Comparada pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Sua primeira publicação(1990) foi na série Cadernos Negros do grupo Quilombhoje. 7 livros publicados, entre eles o vencedor do Jabuti, Olhos Dágua (2015), 5 deles traduzidos para o inglês, o francês, espanhol, árabe e eslovaco.