Aïcha Barat

Aïcha Barat

Roteirista

Aïcha Barat nasceu em 1986 em Nova York. É doutora em Literatura Cultura e Contemporaneidade pela PUC Rio e possui mestrado e licenciatura em História da Arte pela Paris I — Panthéon Sorbonne.

Atua como editora de livros na Editora Cobogó e também de forma freelancer como curadora, pesquisadora e produtora para mostras, exposições e eventos culturais. Foi curadora de Gráfica Poética – Luciano Figueiredo e Óscar Ramos (Futuros Arte e Tecnologia, 2023), Ecos de 1922- Modernismo no cinema brasileiro (CCBB SP, RJ, BSB, 2022); Paulo José – Meio século de Cinema (Caixa Cultural, RJ, 2015); co-curadora da exposição Niura Bellavinha, Em Torno da Luz (Oi Futuro, 2014), assistente de curadoria para a exposição Djanira, Pintora de ritos, Cronista de Costumes (Centro Cultural dos Correios de Niterói, 2014), entre outras.

Foi assistente de direção e curadoria do Festival Multiplicidade (Oi Futuro, 2018, 2019) e do Festival Ultrassonidos (Oi Futuro, 2019); Também trabalhou com pesquisa de conteúdo para o livro Jards Macalé, Eu só faço o que eu quero, de Frederico Coelho (Numa editora, 2020); para a exposição Tropicália, Um Disco em Movimento (CCBB RJ, 2017); para o livro Portinari na coleção do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA; 2014); para a exposição Aparição – Waly Salomão (2013, Centro Cultural Waly Salomão e Itaú Cultural-SP); e para a exposição Leticia Parente (Oi Futuro – RJ, 2010).

Logo Rio2C

Fique conectado

Captcha obrigatório
Houve um erro. Por favor, verifique o e-mail digitado.
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Houve um erro. Por favor, tente novamente.