Summit Game+: Ambiente de Impulsionamento da Indústria de Games
O Rio2C e o Player1 Gaming Group se uniram para provocar, refletir, conectar e impulsionar o ecossistema de games. Em 26 de Abril de 2022 o Rio2C abriu com o Summit Meio & Mensagem e o Summit Game+, abordando o mundo dos games e o das marcas em 27 painéis.
Pela primeira vez, o Rio2C teve um dia inteiro reservado aos jogos eletrônicos, no Summit Game+, com curadoria do Leandro Valentim, do Player1 Gaming Group, spin-off da unidade de games e eSports da Globo, hoje uma startup independente, investida pela Globo Ventures, braço de investimento do grupo.
Entre os ilustres personagens reunidos no evento, Nobru, Gaules e Playhard, três dos mais bem-sucedidos e renomados nomes da indústria, foram os destaques da grade de programação. Em entrevistas individuais, compartilharam suas trajetórias, desafios, conquistas, marcas de criação de conteúdo, bem com suas visões de negócio.
Bruno Góes, o “Nobru”, aos 21 anos de idade, é um dos fenômenos da internet, com 13 milhões de seguidores no Instagram, 3,6 milhões na Twicth e mais de 13 milhões no YouTube, números que explicam a sua presença na seleta lista “under 30” da Forbes.
O paulistano, cujo faturamento somente com seus vídeos no twitch varia entre R$ 1,5 e 2 milhões por mês, falou sobre como um menino criado numa comunidade de baixa renda, que chegou a trabalhar como guardador de carros na infância, se tornou um empresário de sucesso com visão e atuação de 360° na indústria do game em todas as suas frentes – jogador, empreendedor, dono de time e criador de conteúdo.
“Acho que precisamos ter um plano A e um plano B na vida. Nem sempre o primeiro dá certo. Graças à minha família, eu sempre tive um pé no chão. Acho que as pessoas não podem desistir dos sonhos, precisam seguir em frente”.
(Nobru, ao final da palestra)
As mulheres marcaram presença nos painéis “Diversidade a busca por equidade e inclusão de minorias” e “O poder das minas dentro e fora dos jogos” para discutir, entre outros temas, o crescimento da presença feminina no segmento e o desrespeito e preconceito que ainda são uma realidade, especialmente no cenário competitivo dos eSports.
Nicolle Merhy, mais conhecida como Cherrygumms é o maior nome feminino no cenário nacional. CEO e sócia de um dos maiores times de jogos eletrônicos do Brasil, coleciona diversos prêmios. No portfólio da empresa, a Black Dragons, estão jogos como Free Fire, FIFA, Counter Strike e Rainbow Six Siege. Cerca de 70% dos players do clube são assalariados e o restante contratados como parceiros. Atualmente participam de mais de 50 competições.
“Quando entrei no cenário de games e esports, tive que enfrentar muitos desafios. Felizmente eu recebi ajuda no início, mas ainda assim existiram situações em que meu profissionalismo era colocado à prova pelo simples fato de ser mulher. Por isso, eu sempre quis criar um espaço mais inclusivo pra nós, e sempre trabalhei muito para que a Black Dragons fosse reconhecida como pioneira nesse sentido. Nossas lines exclusivamente femininas foram criadas em 2019, quando ainda existiam poucas no mercado, e continuo com o objetivo de trazer mais reconhecimento para as mulheres no universo dos games em tudo o que faço, dentro ou fora da Black Dragons, como empreendedora”.
(Nicolle CherryGumms, ex-jogadora profissional, influenciadora digital, dona e CEO da organização de eSports Black Dragons)
No painel “A função estratégica dos games nos grandes festivais e na comunicação digital“, O CEO do Omelete, Pierre Mantovani, a apresentadora de games, Nyvi Estephn, o CEO do Rock in Rio, Luís Justo, e o CEO da Play9, João Pedro Paes Leme, falaram sobre como a indústria dos games se consolidou como plataforma totalizante de diversas atividades e ícone da cultura globalizada, tornando-se indispensável para conexão com a geração Z.