Voltar a programação
Cultivar um ambiente aberto e respeitoso é essencial para que consigamos manter a relevância de pautas urgentes e sensíveis. Neste painel, vamos refletir sobre a importância do diálogo como ferramenta de educação, desconstrução de estereótipos, desenvolvimento do pensamento crítico e empatia. Ao enfrentarmos os desafios com coragem, podemos construir uma sociedade mais inclusiva, onde o debate construtivo prevalece sobre o medo, promovendo assim uma cultura de aprendizado contínuo e integração social.
Palestrantes
Fernanda Kaingáng | Palestrante
Lucia Fernanda Inácio Belfort Sales, conhecida como Fernanda Kaingáng, pertence ao povo indígena Kaingáng do Sul do Brasil. Seu nome em Kaingáng é Jófej e significa a flor de uma erva medicinal. Fernanda Kaingáng é arte educadora do Ponto de Cultura Kanhgág Jãre – Raiz Kaingáng, o primeiro Ponto de Cultura Indígena do Brasil, foi a primeira advogada indígena formada na região Sul do Brasil pela Unijuí e a primeira mestra em Direito no Brasil pela UnB. É ambientalista, defensora de direitos humanos dos povos indígenas há 24 anos e é doutora na Faculdade de Arqueologia na Universidade de Leiden na Holanda. Atualmente é a Diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas.
Dani Balbi | Palestrante
Dani Balbi é professora de Cinema da ESPM, roteirista e a primeira transexual a exercer mandato como deputada estadual na ALERJ, eleita com mais de 65 mil votos. Também foi a primeira doutora e professora trans da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se especializou em Ciência da Literatura. Hoje preside a Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e é pré-candidata a prefeita da cidade do Rio pelo PCdoB.
Victor Del Vecchio | Moderador
Advogado e mestre em Direito Internacional pela USP, atua como consultor em direitos humanos e meio ambiente para o Terceiro Setor, governos e empresas e como palestrante e comentarista desses temas e de política internacional para os principais jornais e emissoras do país. Tem passagens pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, pela ONU Migração e por diversas organizações não governamentais. Atua com gestão de projetos de impacto socioambiental e com incidência política. Educa e mostra bastidores de trabalho nas suas redes sociais @victordelvecchio