Voltar a programação
Esse painel irá dialogar sobre a explosão cultural no Rio de Janeiro durante a década de 80, com foco no legado do Movimento Black Rio dos anos 70 e seu impacto na cena do funk. Abordaremos a fusão de ritmos afro-brasileiros, soul e disco que marcou a época, além de destacar os artistas e eventos que deram forma à cultura carioca nesse período. Don Filó ira falar da influência da música, dança e estilo na identidade da cidade e seu papel na construção de uma nova narrativa cultural.
Palestrantes
Emílio Domingos | Moderador
Emílio Domingos é cineasta, antropólogo, pesquisador, roteirista e produtor. Atua na área de documentários. Dirigiu os longas: “Black Rio! Black Power!” e “Chic Show” (Globoplay), 2023. E os filmes: Favela é Moda; Deixa na Régua; A Batalha do Passinho e L.A.P.A. Diretor Geral da série "Enigma da Energia Escura" com Emicida, onde dirigiu o episódio "Eu Falei Faraó". Roteirizou além dos seus filmes, as séries “Anitta: Made in Honório”, "Viajando com os Gil", “Romário, o cara” para a HBO. E os filmes: “Gilberto Gil Antologia Vol.1” e “Viva São João”. No momento co-dirige um Doc. sobre Vini Jr com Andrucha Waddington (Netflix). Membro da Academy of Motion Picture, Arts and Sciences (Oscar).
Dom Filó | Palestrante
Asfilófio de Oliveira Filho (@dom_filo), mais conhecido como Dom Filó, é engenheiro, jornalista, produtor cultural e documentarista. Criou a Cultne, o maior acervo digital de cultura negra da América Latina e é o CEO da Cultne TV, a primeira televisão 100% dedicada à cultura negra no Brasil. Mentor do Movimento Black Rio, foi o primeiro produtor negro contratado pela gravadora Warner Music em 1977, produzindo artistas como Banda Black Rio, Soul Grand Prix e Carlos Dafé. Primeiro apresentador negro da TV brasileira em 1988 com o programa Radial Filó. É Cidadão Honorário da Cidade de Atlanta / EUA , foi listado na 100 PowerList 2021, que premiou as 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia