Voltar a programação
A preservação da memória lida com diversos desafios em uma sociedade cada vez mais digital. A expectativa era que o processo se tornasse mais simples, com o surgimento de novas tecnologias, no entanto está cada vez mais complexo. A discussão perpassa o alto fluxo de informação que se tem na atualidade, a banalização do registro através das redes sociais e o acesso mais democrático da internet, que possibilita a edição de qualquer informação e consequentemente favorece o surgimento de fake news. Por outro lado, o acesso a acervos de museus virtuais proporciona maior democratização da arte, cultura e história. Há ainda a obsolescência, em virtude do surgimento contínuo de novos formatos para registro, que levanta questões importantes: como podemos preservar essas memórias de forma significativa, duradoura, segura e confiável? A volta de antigas tecnologias seria uma solução? Como o uso de IA pode reviver memórias e conectar gerações? Como preservar o passado (no presente) para o futuro?
Palestrantes
Kel Cogliatti | Moderador
Experiente curadora, gestora de projetos e diretora criativa, com mais de 15 anos de atuação e uma trajetória que a posiciona como referênciano na indústria criativa. Mestre em Multimídia na Universidade do Porto, especializou-se em narrativas imersivas para social awareness e creative strategy. Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ, é autora do livro "O Despertar do Pessoal" e diretora da instalação cênica imersiva "InCômodos". Coordenou produções internacionais para Marcas como Discovery Channel, NatGeo, BBC, ONU, e outras. Além disso, foi curadora do FICI (Festival Internacional de Cinema Infantil) em 2022 e 2023. Atualmente, é Head de Programação do RIO2C, orquestrando a programação do evento.
Natasha Felix | Palestrante
Poeta, performer e atualmente editora artística no Museu do Amanhã. Foi assistente de curadoria no MAM Rio entre o início de 2021 e o fim de 2022. Destaque em ''Literatura e artes plásticas'' pela Forbes Under 30 (2019). Participou de diversas antologias, revistas e projetos de performance. Dentre as publicações, destaca-se seu livro de estreia, 'Use o alicate agora' (Edições Macondo, 2018) e a participação em coletâneas como 'As 29 poetas hoje' (Companhia das Letras, 2019) e 'Nossos poemas conjuram e gritam' (Quelônio, 2019). É graduada em Letras pela Universidade de São Paulo.
Barbara Castro | Palestrante
Barbara Castro tem atuação teórico-prática nos campos de arte e tecnologia, visualização de dados e design de interação. É professora adjunta da ESDI/UERJ. Doutora em Artes Visuais na EBA/UFRJ, mesma instituição em que defendeu seu mestrado em co-orientação com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). É co-fundadora e atual diretora de criação do estúdio Ambos que une design, arte e tecnologia para projetos culturais e educativos. Destaca-se a curadoria da exposição Existência Numérica que está em exibição da sua segunda edição no Futuros Arte e Tecnologia sobre arte baseada em dados e questões urgentes da sociedade contemporânea.
Gilberto Vieira | Palestrante
Gilberto é co-fundador do data_labe (datalabe.org), organização que gera e divulga dados de forma cidadã e participativa sobre favelas e periferias brasileiras. É também pesquisador associado do Jararaca, um grupo de pesquisa em tecnopolíticas urbanas. Gilberto é gestor e produtor de ações e organizações coletivas desde 2008. É mestre em Cultura e Territorialidades (UFF), doutorando em Gestão Urbana (PUCPR) e estuda a centralidade das periferias urbanas na era da colonialidade dos dados.