Voltar a programação
Os limites planetários representam barreiras essenciais que delineiam a capacidade da Terra de manter a vida em equilíbrio. Ignorar ou ultrapassar tais limites pode resultar em consequências ambientais irreversíveis, ameaçando não apenas a biodiversidade, mas também a estabilidade climática e os recursos essenciais. Neste painel, refletiremos sobre a importância do respeito a esses limites para a vida no planeta.
Palestrantes
Michelle Sampaio | Moderadora
Bióloga, Mestre e Doutora em Ecologia. Professora Associada da UNIRIO, onde coordena o Laboratório de Ações Sustentáveis (Laços) – com foco no diálogo para construção de sustentabilidade, educação e inovação social. Na sua atuação, como pesquisadora e consultora aborda temáticas como os limites do planeta, saberes decoloniais, uso da terra, sistemas alimentares e soluções baseadas na natureza, utilizando o diálogo como catalisador e potencializador das transformações para sustentabilidade. É membro do Conselho Mantenedor do World Café, uma metodologia de diálogo que acessa a inteligência coletiva de grupos. Acredita nas transformações através da potência do coletivo.
Yakuy Tupinambá | Palestrante
A mestra dos saberes Yakuy Tupinambá é a anciâ da comunidade Tupinambá de Olivença, Ihéus, Bahia, e participa ativamente nos movimentos de práticas, ensinamentos ancestrais, no fortalecimento e reconstrução dos saberes e indentidade dos povos originários, perpetuando seus conhecimentos por meio de seus relatos e encontros da escuta sensível entre comunidades indígenas e não indígenas. Ativista e Co-fundadora do Levanta Zabelê, que está trazendo para o planeta Primeiro Centro de Pesquisa e Inovação Ancestral, Laboratório de Desenvolvimento Humano e da Biodiversidade, a ser construído dentro de um Território Indígena, com função social mundial, também um Empreendimento Social e, Coletivo.