Voltar a programação
A cidade responsiva age e reage. Com alta capacidade de adaptabilidade, ela tem o ser humano como seu melhor sensor, respondendo às suas necessidades e demandas. Considerando as cidades contemporâneas como ecossistemas vivos e dinâmicos, evoluindo no contexto da emergência climática, o futuro da urbanidade está atrelado à adoção de novas formas de inteligência que vão além das perspectivas humanas. Quais seriam estas novas formas? Neste cenário, em que o protagonismo do usuário é possível por meio do uso da tecnologia, qual o ponto de equilíbrio entre as dimensões do “natural” e do “artificial”? O painel vai abordar a importância do protagonismo das pessoas, o papel da tecnologia como facilitadora nesse processo de cocriação e as soluções inovadoras e disruptivas com foco na qualidade de vida nas áreas urbanas. Será apresentado um panorama das transformações de de comportamento e ética a partir da absorção de Big Data, internet das coisas, ciberespaço e Inteligência Artificial.
Palestrantes
Felipe Karasek | Palestrante
Psicanalista, professor e pesquisador. Docente no MBA Cidades Responsivas do Responsive Cities Institute. Pós-Doutorado em Psicanálise e Filosofia pela PUCRS; Doutorado em Filosofia pela PUCRS. Membro da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Professor na Graduação em Psicologia da Faculdade Atitus Educação. Publicou os livros: Declínio Âmbar e outras ficções(2022), Nos Abismos: sobre a interpretação da natureza em Nietzsche (2022), A solidão do estilo: escrituras, biografemas; fragmentos, notas (2021), Uma filosofia da dor: a sabedoria trágica no jovem Nietzsche (2013), Pelo que vale a pena morrer (2013).
Flavia Tissot | Palestrante
Sócia fundadora e COO da plataforma PLACE, Sócia do grupo de desenvolvimento imobiliário OSPA, arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Luciana Fonseca | Moderadora
Sócia fundadora e Diretora do Instituto Cidades Responsivas e da Escola Livre de Arquitetura - ela. Doutora e Mestre em Urbanismo pelo PROPUR – UFRGS. Chapter leader de urbanismo do Grupo OSPA. Coordenadora do MBA Cidades Responsivas. Tem experiência técnica no desenvolvimento de planos diretores e de diretrizes urbanas, projetos de arquitetura, de urbanismo estratégico e de paisagem. Desenvolve intercâmbios acadêmicos com ênfase projetual em outras realidades urbanas com escolas de arquitetura e urbanismo no Brasil e na América Latina. Tem trabalhos relacionados a manifestações artísticas urbanas e exposições de arte contemporânea. Sobretudo, é mãe da Antônia.
Jose Maria Ferreira Rangel | Moderadora
José Maria Rangel está a frente do Business Support Team da Petribras, estrutura corporativa que está coordenando as ações de ajuda humanitária para a situação emergencial no RS.