Voltar a programação
A potência cultural e criativa da população preta brasileira ganha cada vez mais espaço e ocupa o calendário cultural do país. Com uma riqueza de expressões artísticas, música, dança e literatura, este movimento ascendente desafia estereótipos e promove a valorização da história e da cultura afro-brasileira, enriquecendo o tecido social e artístico do Brasil.
Palestrantes
Ale Santos | Palestrante
Citado pela Science Fiction Research Association (SFRA) como o autor afrofuturista mais popular da nova geração no Brasil, seu trabalho é marcado pela fusão entre a ficção científica e a cultura afro-brasileira. Finalista do Jabuti, duas vezes e Finalista do CCXP Awards.Ele é reconhecido por sua habilidade em criar narrativas que exploram temas como afrocentricidade, ancestralidade, resistência e futuro imaginativo.
Paulo Rogério Nunes | Moderador
Publicitário e um dos principais especialistas em diversidade na comunicação no Brasil. É considerado um dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização global MIPAD, ligada à ONU. Foi o único brasileiro convidado pelo ex-presidente Barack Obama para palestrar na abertura do primeiro encontro internacional da Fundação Obama, em Chicago. É alumni do Berkman Klein Center da Universidade Harvard, cofundador da aceleradora Vale do Dendê, que apoia startups da área criativa e digital na Bahia. Ainda atua como professor da Universidade Católica de Salvado, é palestrante na Casé Fala e cofundador da Afar Ventures e autor do livro “Oportunidade Indivisíveis”.
Zaika dos Santos | Palestrante
Zaika dos Santos é cientista de dados, multi-artista, curadora, designer, engenheira de prompt, ficcionista, pesquisadora, especialista em Inteligência Artificial, divulgadora científica de Movimentos Especulativos como Afrofuturismo, Africanfuturism e Afropresentismo, criptoartista e pesquisadora NFT e Web 3.0. CEO da empresa Afrofuturismo Arte e STEM, uma empresa inovadora que combina Design Generativo, CGI, Ciência de Dados, Ciências Humanas, Ciências Exatas, STEAM e Educação 5.0 para criar soluções inovadoras e transformadoras. É realizadora, produtora e editora de ficções especulativas. Ela é coordenadora geral da Black Speculative Arts Movement Brasil.