Voltar a programação
Quanto tempo dura esse silêncio? Quais olhares funcionam melhor na tela? Faz sentido uma contraposição inusitada nessa cena? Muitas dessas questões surgem no processo de montagem de uma obra audiovisual, e são difíceis de prever no momento da criação, mas são também essenciais para que o impacto emocional e a construção narrativa pretendidas se efetivem. É a partir da união do propósito inicial do autor e da montagem cuidadosa na ilha de edição que surge a mágica na tela. A relação do roteiro com a montagem é, portanto, intrínseca, mas nem sempre o encontro entre quem cria e quem monta acontece no dia a dia do mercado, de forma que muitas potências se perdem e algumas obras acabam se fragmentando ou tomando rumos menos interessantes do que deveriam. Este painel se propõe a aprofundar a análise sobre essa troca criativa, trazendo para o centro da discussão questões como ritmo, tom, coesão e coerência, dentre vários outros pontos que se potencializam a partir desse trabalho conjunto
Palestrantes
Tainá Diniz | Palestrante
Tainá Diniz atua no mercado audiovisual como Montadora desde 2006, contribuindo para vários projetos premiados. Nascida na Inglaterra e formada pela USP, é mestre em Filme e Imagem em Movimento pela Universidade de West London. Seu portfólio inclui obras renomadas como "Cangaço Novo" (Amazon Prime Video), “Bom Dia, Verônica" (Netflix) e “Pérola” (Melhor filme no BFFP). Apaixonada por diversas narrativas e histórias, Tainá considera que a montagem cumpre papel essencial na transmissão de emoções e experiências ao público. Atualmente ela se dedica à edição da série "Cidade de Deus” (Warner Bros.) mostrando seu compromisso em trazer histórias enriquecedoras para a tela.
Lobo Mauro | Palestrante
Rocinante Produções
Formado em Educação Física pela UFMG e Cinema pela UFF com Mestrado Profissional em Produção de Conteúdos Digitais pela UFRJ. Editor audiovisual da ECO/UFRJ desde 2011. Coordenador do Grupo Criativo de Roteiro Narrativas Negras do NarratLab da ECO-UFRJ. Membro da APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) e Sócio-Fundador da edt. (Associação de profissionais de edição audiovisual). Dirigiu e montou curtas premiados no Brasil e no exterior, como Locarno, Oberhausen e Gramado. Roteirista e montador assistente da minissérie “Adriano Imperador”, da Paramount Plus. Produziu e montou o longa “O Cerco”. Atualmente monta e dirige a minissérie “SODRÉ, Muniz” sobre a obra de Muniz Sodré.
Raphael Montes | Palestrante
Raphael Montes é criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da primeira novela da Warner Bros. Discovery, "Beleza Fatal", e da série "Bom Dia, Verônica"; na Netflix, vencedora do prêmio APCA 2020. Escreveu os romances ‘Suicidas’, ‘Dias Perfeitos’, ‘O Vilarejo’, ‘Jantar Secreto’, ‘Bom Dia, Verônica’; 'Uma Mulher No Escuro', ‘A Mágica Mortal’ e ‘Uma Família Feliz’, traduzidos em mais de 25 países e com os direitos de adaptação vendidos. Escreveu roteiros para cinema, como “Uma Família Feliz”, a franquia “A Menina Que Matou Os Pais”, sucesso no Amazon Prime Video e “Praça Paris”. Em 2020, Raphael criou a Casa Montes, uma produtora de desenvolvimento com foco em projetos de crime, terror e suspense.