Pontos positivos da Inteligência Artificial: quais são?

Conheça as principais vantagens do uso da IA no dia a dia.

Imagem: Freepik

Desde que a Inteligência Artificial (IA) passou a fazer parte de nosso cotidiano, os limites éticos sobre o uso da tecnologia têm suscitado muitas discussões. 

Por outro lado, você já parou para pensar sobre quais são os pontos positivos da Inteligência Artificial? Podemos afirmar que são muitos, certo? Mas quais? Como a IA tem contribuído para a inovação?

Estas e outras questões serão respondidas ao longo deste texto. Afinal, você até pode elencar alguns dos benefícios que a IA trouxe para o nosso dia a dia, mas, certamente, vai deixar de fora muitos outros.

Por isso, fica aqui o convite para prosseguir a leitura e descobrir como a IA tem revolucionado diversas áreas!

O que é Inteligência Artificial?

Antes de abordar os pontos positivos, que tal retomarmos o que de fato é a Inteligência Artificial?

Em síntese, a IA consiste em um campo da ciência da computação que busca capacitar sistemas e dispositivos para executar tarefas que imitam o processo cognitivo humano.

Isso significa que, por meio de algoritmos avançados, a “máquina” é capaz de reproduzir inúmeras tarefas intrínsecas aos seres humanos, tais como:

  • Aprender com a experiência;
  • Resolver problemas complexos;
  • Adaptar-se às novas situações.

Nesse sentido, a IA tem sido usada em diversos setores, por meio de diferentes soluções, entre as quais podemos destacar:

  • Assistentes virtuais;
  • Veículos autônomos;
  • Jogos;
  • Análise de dados;
  • Criação de textos e imagens; entre outros.
Imagem: Freepik

Tipos de inteligência artificial

De acordo com a capacidade e suas funcionalidades, a Inteligência Artificial pode ser classificada em, pelo menos, sete tipos. A seguir, vamos falar um pouco sobre as características de cada uma delas.

Limitada (Fraca)

A Inteligência Artificial limitada, também chamada de IA fraca, estreita ou específica, é conhecida por realizar tarefas bem definidas e atuar na resolução de problemas limitados.

Indo direto ao ponto: esse modelo executa apenas atividades para as quais foi programado, realizando funções específicas. O reconhecimento facial e os chatbots são exemplos de dispositivos movidos por IA limitada.

Geral

Já a Inteligência Artificial Geral existe apenas em teoria. Sim! A modalidade está em desenvolvimento. Em síntese, ela poderia executar qualquer tarefa feita por humanos, com alta capacidade de compreensão, solucionando até mesmo problemas para os quais não foi programada.   

Superinteligência artificial

É outra modalidade hipotética e que ainda não foi alcançada, mas segue como objeto de estudo. Esse tipo de IA se valeria de características intelectuais sobre-humanas, ou seja, ultrapassando a capacidade cognitiva do ser humano em vários aspectos. Dessa forma, alcançaria um nível tecnológico tão avançado que levaria ao progresso acelerado e às profundas transformações na sociedade.

Por memória

Como o próprio nome já diz, a IA se utiliza da memória externa ou da experiência de eventos anteriores para realizar tarefas específicas. Podemos imaginar como um grande guarda-chuva de dados e informações que são acionados quando há necessidade de solucionar algum problema. 

Aprendizado supervisionado

É a IA que se baseia no aprendizado supervisionado, por meio de exemplos fornecidos durante o treinamento. Isso acontece a partir do acesso a um conjunto de dados rotulados. Para ajustar e corrigir o desempenho desta tecnologia, é necessária a intervenção humana. O diagnóstico médico é um exemplo de aplicação com esse tipo de IA.

Aprendizado não-supervisionado

Diferente da modalidade anterior, a IA baseada em aprendizado não-supervisionado acessa dados rotulados que não estão associados a categorias conhecidas. A descoberta de padrões é feita por conta própria. Por isso, age de forma mais autônoma.

Híbrida

A Inteligência Artificial híbrida combina elementos de diversas modalidades de IA. Ou seja, ela se apropria das vantagens de mais de um tipo de IA para buscar resultados ainda mais satisfatórios. Dessa forma, a modalidade se adapta aos diversos contextos e vem sendo empregada para atuar na solução de problemas complexos. 

Imagem: Freepik

Pontos positivos da inteligência artificial

Após detalharmos os tipos de Inteligência Artificial, iremos focar nas vantagens da sua aplicação para a experiência humana.

Se a IA segue evoluindo a passos largos, são muitas as ferramentas e os serviços que contam com esse tipo de tecnologia.

Na sequência, vamos listar seis pontos positivos da IA para múltiplas áreas. Você vai se surpreender! Veja a seguir: 

Avalia indicadores

A IA tem se mostrado bastante útil na avaliação de indicadores nos mais diversos contextos, como:

  •  Economia;
  •  Saúde;
  • Educação;
  • Gestão;
  • Pesquisa; entre outros. 

Em relação aos negócios, a IA é bastante ágil na captação de indicadores de desempenho que podem apontar caminhos para o aumento da produtividade ou correção de rotas. Além disso, os insights fornecidos pela tecnologia podem auxiliar na tomada de decisões estratégicas.  

Minimiza erros humanos

A Inteligência Artificial tem grande potencial para a detecção de anomalias ou inconsistências numa infinidade de processos. Ao realizar o monitoramento de rotinas e processos, consegue apontar equívocos e corrigir problemas, evitando as falhas. 

Faz o trabalho repetitivo

A automação de processos está entre os grandes ganhos trazidos pela Inteligência Artificial. Na prática, possibilita a realização de tarefas burocráticas e repetitivas com maior agilidade. Com isso, há um ganho de tempo e recursos para a realização de atividades estratégicas ou que exijam maior uso de criatividade e inovação.

Fornece decisões rápidas e inteligentes

Ao processar dados em tempo real e antever eventos futuros, a Inteligência Artificial otimiza tempo para que tomadas de decisão sejam feitas de forma mais assertiva. Além disso, por meio da análise de dados, permite que as ações sejam planejadas com base em informações concretas.

Faz análise de dados

A IA consegue processar um grande volume de dados numa velocidade que impressiona. Por isso, as ferramentas que usam esta tecnologia são bastante vantajosas para acompanhar indicadores de desempenho.

Trabalha com economia de recursos

Outro ganho bastante expressivo da aplicação da IA no dia a dia diz respeito à redução de custos operacionais para as empresas. Se a IA consegue automatizar processos, identificar erros e apontar as correções necessárias, não há dúvidas sobre a redução de desperdício e custos por conta de refações.

Rio2C abre as portas para a inovação!

Se você quer saber mais sobre Inteligência Artificial e outros temas relacionados à criatividade e inovação, não pode perder o Rio2C.

Garanta já a sua credencial: https://www.rio2c.com/tickets/