O Mercado da Música no Rio2C 2022
No Mercado da Música do Rio2C artistas e bandas concorrem para se apresentarem ao vivo no palco do PitchingShow. As inscrições da edição de 2022 superaram as expectativas!
As bandas se apresentaram para uma comissão formada por nomes estratégicos da indústria – entre produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV do setor –, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business.
PitchingShow 2022
Esta edição não poderia ser diferente das anteriores, pois foram muitas inscrições de bandas com inúmeras qualidades e não foi fácil finalizar a seleção.
A seleção dos artistas foi realizada por uma banca comandada pelo produtor e compositor Zé Ricardo, curador de música do Rio2C, mediante inscrição gratuita no site do evento.
Os pocket shows, com duração de 30 minutos cada, foram realizados em um palco aparelhado com equipamentos de som e luz de alta qualidade, dentro de uma sala privada.
Conheça os artistas
No dia 26/04/2022, as bandas que se apresentaram, no palco Sound Beats, foram: 2DE1, Drenna, El Pavuna e Amanda Magalhães.
2DE1
Gêmeos nascidos em Santos/SP, Fernando e Felipe vivenciaram a música desde a infância, quando começaram a se apresentar em programas de calouros aos 13 anos. Em 2014, aos 23, o duo se aventurou em um EP autoral gravado em casa, mas foi em 2017 que lançaram o primeiro álbum, Transe, pelo selo Freak, que conta com artistas como Márcia Novo e Garotas Suecas.
Drenna
Da favela do Complexo do Alemão surgiu Drenna, uma das principais expoentes da cena rock carioca. A paixão pela guitarra motivou a cantora e compositora a criar sua própria banda e cair na estrada já em 2009. Acompanhada do baterista Milton Rock e do baixista Bruno Moraes, Drenna segue sendo uma das mais ativas bandas de rock independentes do cenário, alcançando uma média surpreendente de mais de 50 shows por ano – sendo que em 14 estados diferentes.
EL PAVUNA
Nascido em 1994, na Pavuna, bairro localizado na extrema Zona Norte do Rio de Janeiro, Thauan, vulgo EL PAVUNA, começou a se interessar pelas artes muito cedo. Na adolescência, montou um grupo de Samba com amigos vizinhos e a partir daí começou a trilhar seu caminho, que não se ateve apenas ao universo das canções.
Amanda Magalhães
Amanda Magalhães apresenta talentos interdisciplinares, fazendo dela uma artista de qualidades raras, senão únicas, no cenário artístico atual. Além de cantora, compositora, musicista (tendo o piano como seu principal instrumento) e produtora musical, é também atriz, com formação na Escola de Artes Dramáticas da USP.
No dia 27/04/2022, foram as bandas: Liège, Juliana Linhares, Renegado e Ana Lu.
Liège
Multiartista brasileira, Liège compõe, canta e atua como agente de transformação cultural na cena artística nacional. Seu leque de referências contempla grandes artistas da MPB, do pop, R&B e World Music. Um som contemporâneo único. Artista Amazônida, ela integra sua ancestralidade afro e indígena à suas obras, entremeadas com textos, beats e batuques, que costuram essa narrativa junto a banda composta por DJ Vivian Marques e a percussionista Dominique Vieira, nos palcos.
Juliana Linhares
Cantora, compositora e atriz potiguar, Juliana Linhares lançou em março de 2021 seu álbum de estreia. Intitulado Nordeste Ficção, o trabalho, que tem direção artística de Marcus Preto e produção musical de Elísio Freitas, foi imaginado como um roteiro de teatro, um romance de autoficção e um docudrama cinematográfico. Em 11 faixas, o trabalho traz uma beleza e alegria irresistíveis, remetendo aos deliciosos LPs clássicos de Amelinha, Elba Ramalho, Cátia de França, Terezinha de Jesus e outros nomes da geração nordestina lançados na virada dos anos 1970 para os 1980.
Renegado
Dono de uma das mais importantes carreiras do seguimento no Brasil, Renegado atingiu o sucesso já nos primeiros trabalhos, recebendo o prêmio de Artista Revelaçãopor seu disco de estreia, Do Oiapoque a Nova York (2008). A honraria foi concedida pelo Prêmio Hutúz, a mais importante premiação do gênero no país, naquele momento. A turnê desse disco se tornou um sucesso retumbante e o artista rodou o mundo, lotando casas na Europa, na Oceania e nas Américas, além da turnê por todo Brasil com shows memoráveis.
Anna Lú
Anna Lú está prestes a lançar um EP com canções inéditas e releituras que passeiam pelo pop, soul e pelo trap. Misturando ambiências, programações eletrônicas, instrumentos acústicos e grooves de guitarra. Em 2019, Anna Lú brilhou apresentando e cantando nas Jam Sessions que todas as noites, encerravam o Palco Sunset do Rock in Rio. Sua música tem força e delicadeza. Exatamente como ela, que vem cheia de charme, talento e com o pé́ na porta.
No dia 28/04/2022, foi a vez de Black Pantera, Madayati, Maraia Takai, Victor Mus, e Pedro Mahal.
Black Pantera
Seja via punhos cerrados ou acordes distorcidos, ideias são como monumentos de uma mudança que deve ser buscada. Felizes são aqueles que conseguem conciliar a expressão individual com a atuação social em prol dessas mudanças — e o Black Pantera é feliz. Formada em 2014 pelos irmãos Charles Gama (guitarra e vocal) e Chaene da Gama (baixo e vocal) e Rodrigo Pancho (bateria), a banda mineira une elementos do crossover, groove, funk, thrash metal e hardcore ao ativismo, e a competência do trabalho reconhecido cada vez mais, em pouco mais de 7 anos, e se mostrou uma das mais relevantes bandas do cenário underground nos últimos tempos.
Madayati
A mediação do futuro e do passado está no presente, na dádiva do agora. Com canções que buscam nos trazer para esse momento, Madayati, natural de Curitiba, lançou despretensiosamente seu primeiro EP, em 2014, entitulado “Amor Sincero.” A troca inesperada com pessoas que se nutriram das músicas, superando desafios intensos, proporcionou uma intima ligação com a obra e uma evolução mútua.
Maraia Takai
Maraia Takai nasceu no dia 19 de maio de 1999 em Pernambuco, na cidade de Cabo de Santo Agostinho. Aos 12 anos escreveu suas primeiras composições e aos 14 anos já se apresentava em bares junto com seu pai em Porto de Galinhas – PE. Ganhou seu primeiro prêmio em Recife (cantora revelação), em 2014, quando participou do tradicional festival de música “PREAMP”.
Victor Mus
Em carreira solo desde 2015, Victor Mus vem se destacando como um dos expoentes da nova cena carioca de MPB. De coração aberto e com uma sinceridade latente, canta o amor e o afeto em forma de poesia, através de uma lírica metafórica que mescla o pop, o indie e ritmos brasileiros. Com apresentações em palcos importantes do Rio de Janeiro, como Circo Voador e Teatro Ipanema, o cantor e compositor já abriu shows de artistas como Vanessa da Mata e Tuyo, e segue o caminho de sucesso no cenário nacional, entoando canções como “Vapor”, lançada no EP “Meus Nós”, de 2019, e “Lá Fora”, do EP “Íntimo”, de 2021.
Pedro Mahal
Pedro Mahal é um cantor, compositor, músico e produtor nascido no Rio de Janeiro, mas que vai muito além do clássico estereótipo carioca. Misturando mpb, rock e soul, o artista faz música pop para ouvidos e mentes exigentes, explorando a quebra dos paradigmas musicais e cotidianos.
E no último dia da Conferência do Rio2C 2022, 29/04, os artistas que se apresentaram foram: LX Trocen, Chinaina, Cinco Nós e Thalia Abdon.
LX Trocen
Luiz Antonio Moreira da Silva, o LX, é nascido na Cruzada e “cria” da Lapa. Na sua vida o basquete e a cultura rap/hip hop sempre foram o norte. Compositor, cantor, poeta, 2019 foi hora certa para mergulhar na música. Participando de projetos como Fresh Mob (Lapa) e Carta Preta (Vidigal), em 2020 inicia seu trabalho com a PBK Music com o propósito de difundir suas ideias de inclusão e diversidade.
Chinaina
Chinaina tem mais de 20 anos de uma carreira eclética: cantor, compositor, apresentador, escritor e produtor musical. Conhecido por sua intensa e marcante presença de palco, começou com sua primeira banda Sheik Tosado, que o projetou nacionalmente. Saiu de Olinda para se apresentar nas principais casas de shows e festivais, como o Palco Mundo do Rock in Rio III (2001).
Cinco Nós
Na estrada desde 2003, o Cinco Nós é um dos grupos de rock mais atuantes do Espírito Santo, onde vivem seus integrantes – o cantor e compositor Nano Vianna, fundador da banda, e Renato Furtado (guitarra), Lucas Jonis (baixo), Alexis Gonzaga (teclados) e Gustavo Bride (bateria).
Thalia Abdon
Thalia Abdon é cantora, compositora, diretora de arte, modelo e roteirista de 24 anos. Nascida e crescida na região de Itapecerica da Serra, desenvolveu sua arte na zona sul da cidade de São Paulo, no Capão Redondo. Thalia começou sua carreira artística aos 19 anos em 2016, integrou ao coletivo Somos Sul Gang onde fez participações com artistas da região, nomes como Harlley (integrante do Quebrada Queer), i15, Brrioni, Cauê Gás, NeshMC, Scooby e Kaluf.